Blog
Informações e curiosidades do mundo da saúdeA importância da atualização da carteira de vacinas de crianças diabéticas
19 de Dezembro de 2022
A importância da atualização da carteira de vacinas de crianças diabéticas
Estamos colocando este alerta que foi tema de uma revisão de literatura, citada abaixo, por considerarmos importante aos pais ou responsáveis deste grupo de crianças.
O BLOG no texto de número 20, conversamos sobre a vacinação dos diabéticos, e agora retornamos, para esta importância também com as crianças diabéticas.
Atualização da Carteira de Vacinas
Calliari LE, Almeida FJ, Noronha RM. Infections in children with diabetes. J Pediatr (Rio J). 2020;96(S1):39-46.
Conclusão do Estudo - O paciente pediátrico com diabetes apresenta algumas alterações do sistema imune que, quando associadas a elevado controle glicêmico, aumentam o risco de infecções e da sua gravidade, devem ser identificadas e tratadas prontamente. A presença de quadro infeccioso, por sua vez, eleva a glicemia e aumenta o risco de descompensações, deve o pediatra estar atento para intensificar os cuidados com monitoração e insulina e evitar o risco de cetoacidose diabética. A vacinação não tem sido feita de forma completa nos pacientes com diabetes. A atenção às vacinas para esses pacientes é de fundamental importância, auxilia muito na redução de riscos de infecções e consequente descontrole da glicemia.
Nós da Immunitas vacinas, já convocamos automaticamente todos os nossos pacientes para suas vacinas de ROTINA, além da convocação por BUSCA ATIVA, feita pelas nossas colaboradoras da área técnica, baseada em nosso banco de dados, de pacientes que deveriam ter feito em datas sugeridas pelos calendários do PNI, e das sociedades científicas. Este procedimento ajuda aos pais e responsáveis a lembrar das vacinas específicas a seus dependentes, e também aos adultos que ainda tem vacinas a serem feitas. Para facilitar a lembrança dos retornos importantes para que a imunização seja feita regularmente.
Abaixo temos um cartaz de alerta utilizado pelo CDC, nos Estados Unidos, alertando os diabéticos para manter sua vacinação em dia, e achamos que esta prevenção começa nas crianças, inclusive as que já tem o diagnóstico de diabetes.