A importância de vacinar as gestantes

28 de Julho de 2023

Desde sua invenção até os dias atuais, as vacinas já salvaram milhares de vidas, segundo a OMS, 3 milhões de vidas são salvas todos os anos graças à vacinação, e se a cobertura vacinal abrangesse mais pessoas, este número poderia ser ampliado em mais de 1,5 milhões de vidas.
Vacinas protegem não só quem está tomando a vacina, mas a comunidade em que a pessoa está inserida, inclusive a FAMÍLIA. Estando a família toda vacinada, há a garantia de uma proteção maior de todos na casa.
Na literatura encontramos esta prática com o nome de proteção em casulo (cocoon), ou seja, todos vacinados, a proteção alcança inclusive aqueles que por algum motivo, não puderam se vacinar, inclusive, o bebê que está para chegar, ele já vem com uma proteção que a mãe passou a esta criança, durante a gravidez. Mas todos os que convivem com o bebê também devem se vacinar, inclusive aqueles que frequentam a casa (babás, cozinheira, jardineiro, etc).
Ao longo da vida esta criança irá ser vacinada, e aprenderá a produzir seus próprios anticorpos, mas até então, com todos vacinados, impediremos que agentes de doenças circulem neste ambiente, o que é bom para todos. Existem doenças que necessitam de vacinação de reforço durante a vida, outras não, então não podemos esquecer que tétano e coqueluche, devem ser feitos reforços vacinais ao longo da vida.
Muitas pessoas podem precisar atualizar sua carteira de vacinas, com 4 ou 5 vacinas em atraso, isto é perfeitamente possível, e ocorre com frequência, principalmente após a pandemia, onde muitos ficaram em casa, e agora podem atualizar sua carteira vacinal, sem problemas. Vacina aplicada e comprovada, não necessita recomeçar seu calendário.
Vacinar durante a gestação é importante, porque permite que os anticorpos cheguem ao bebê, e associado à vacinação das pessoas que conviverão com e ele, diminuem muito a possibilidade da ocorrência de doenças neste ambiente.
Por isso a necessidade da mamãe se vacinar em todas as gestações.
Algumas vacinas não devem ser aplicadas durante a gestação, são as vacinas com agentes vivos e atenuados, estas vacinas devem ser aplicadas antes da gestação, aí entra o planejamento familiar para auxiliar neste procedimento, de se vacinar antes da concepção. Estas vacinas podem ser aplicadas na mãe depois do nascimento, que podem ser importantes durante a amamentação
Portanto o alerta aos casais, vacinas podem ser aplicadas durante a gestação, tanto na mãe quanto no pai, outras pessoas que conviverão com a criança, devem ser vacinados, assim um ambiente saudável pode receber o novo familiar.