ACIP recomenda vacina pneumocócica para adultos com 50 anos ou mais

07 de Novembro de 2024

Heidi Splete 24 de outubro de 2024 Adicionado ao alerta de e-mail

O Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização (ACIP) dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) agora recomenda uma vacina pneumocócica conjugada (PCV) para todos os adultos não vacinados com PCV com 50 anos ou mais. A nova recomendação, que foi aprovada com uma votação de 14 a favor e 1 contra dos membros do ACIP, expande as recomendações atuais baseadas na idade, que incluem crianças menores de 5 anos e adultos maiores de 65 anos, bem como adultos de 19 a 64 anos com condições subjacentes ou fatores de risco que não receberam uma PCV e certos adultos que receberam PCV13, mas não PCV20.

A recomendação deixaria a escolha da PCV a cargo do clínico. A linguagem atualizada pede uma dose única de PCV (que pode ser PCV15, PCV20 ou PCV21) para todos os adultos com 50 anos ou mais; adultos com idade entre 19 e 64 anos com condições subjacentes (para os quais a PCV já é recomendada) podem receber a recém-aprovada PCV21 como uma opção.

A decisão foi baseada em parte em análises econômicas do uso de PCV em adultos de 50 a 64 anos nos Estados Unidos. Miwako Kobayashi, MD, apresentou o resumo da interpretação do Pneumococcal Vaccines Work Group das evidências e da recomendação proposta em uma reunião do ACIP em 23 de outubro de 2024, quando ocorreu a votação do ACIP.

Dados do CDC mostram um aumento na carga relativa da doença pneumocócica em adultos de 50 a 64 anos, com base em parte no sucesso do programa PCV pediátrico, disse ela.

A equidade em saúde foi outro fator principal na decisão do Grupo de Trabalho de recomendar a vacinação para adultos com 50 anos ou mais. “As disparidades na cobertura da vacina pneumocócica por raça e etnia existem tanto para indicações baseadas na idade quanto para indicações baseadas no risco”, observou Kobayashi em sua apresentação. O Grupo de Trabalho reconheceu que o efeito geral de uma recomendação de vacina na equidade em saúde é complexo, mas a maioria concordou que a atualização melhoraria a equidade em saúde ao aumentar a cobertura da vacina para aqueles com fatores de risco conhecidos ou desconhecidos e fornecer proteção em uma idade mais precoce, quando algumas populações já apresentam taxas elevadas de doenças, disse ela.

Quanto à segurança, o Grupo de Trabalho concluiu que os efeitos indesejáveis ??previstos dos PCVs são mínimos, apesar do sinal potencial para a Síndrome de Guillain-Barré, e tanto o CDC quanto a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA continuarão monitorando a segurança dos PCVs após a licença.

Suporte não universal

A maioria do Grupo de Trabalho de Vacinas Pneumocócicas do ACIP apoiou a opção aprovada, mas concordou que uma futura dose de reforço pode ser necessária, disse o presidente do Grupo de Trabalho, Dr. James Loehr, em sua apresentação introdutória.

No geral, permanecem incertezas importantes, incluindo efeitos indiretos de novas vacinas pneumocócicas pediátricas em adultos, dados sobre a duração da proteção com vacinas para adultos e o impacto que novas vacinas de maior valência têm em adultos, várias das quais estão em desenvolvimento, disse Loehr.

Um novo PCV 21-valente, conhecido como PCV 21, foi aprovado pelo FDA para adultos com 18 anos ou mais em junho de 2024, disse Loehr. “PCV21 não é PCV20 com um sorotipo adicional” e fornece proteção adicional, ele enfatizou. O Grupo de Trabalho examinou modelos envolvendo PCV21 e o PCV20 existente. No entanto, a maioria do Grupo de Trabalho concordou que ter recomendações baseadas na idade com base no produto da vacina seria mais desafiador de implementar e que a cobertura de seguro pode ser um fator, dada a recente aprovação do PCV21. Portanto, a proposta submetida ao ACIP completo não era para um PCV específico.

Notavelmente, Loehr disse que, embora como Presidente do Grupo de Trabalho ele tenha sido encarregado de fazer a moção a favor da recomendação, ele votou contra ela como membro votante por causa de sua forte opinião de que apenas a vacina PCV21 é necessária para adultos não vacinados com 50 anos ou mais. "Eu acho que a PCV21 é uma vacina melhor que tem como alvo mais sorotipos", ele disse durante a discussão. Dados apresentados na reunião do ACIP de fevereiro de 2024 mostraram mais de 80% de cobertura vs menos de 60% de cobertura para doença pneumocócica invasiva com PCV21 vs PCV20 entre adultos com 65 anos ou mais e aqueles com 19-64 anos com uma indicação baseada em risco, disse Loehr.

Crédito

Imagem principal: Moment/Getty Images

Notícias médicas Medscape © 2024 WebMD, LLC

Envie comentários e dicas de notícias para [email protected] .

Citar isto: ACIP recomenda vacina pneumocócica para adultos com 50 anos ou mais - Medscape - 24 de outubro de 2024.