Calendário de vacinas OCUPACIONAL

15 de Agosto de 2022

O que é isso? Vamos lá, vamos lembrar que vacinas não foram criadas apenas para proteger crianças, a família inteira pode se proteger com vacinas, por exemplo, quem nasceu a 50 anos atrás, provavelmente nunca tomou vacinas que foram desenvolvidas e começaram a ser utilizadas do ano 2000 para cá. Muitas destas vacinas hoje são utilizadas de rotinas nas crianças desde os 2 meses de idade e protegem de várias doenças que podem acometer não só as próprias crianças, mas os adultos e idosos, vou dar só um exemplo pra não tomar muito tempo, vacina contra o pneumococo, bactéria presente com frequência na garganta de crianças pequenas e que pode causar pneumonia, meningite, sepse, otite média aguda, sinusites, faringites, etc. Hoje uma criança nasce e começa a receber vacina contra o pneumococo aos 2 meses, e antes de 2 anos de idade já tomou 4 doses.

Assustou? Calma, os adultos podem tomar esta vacina também, e mais, no adulto, só uma dose de uma vacina conjugada contra o pneumococo, já é uma ótima proteção, os pequenos tomam 4 doses nesta tenra idade, por que o sistema imunológico deles ainda está imaturo, precisando destas 4 doses antes dos 2 anos de vida porque, o sistema imune ainda está imaturo, e estas doses são necessárias para uma boa produção não só de anticorpos, mas também das células de memória, para que a proteção seja longa, por muitos anos.

Outros exemplos, as vacinas contra doenças sazonais, que ocorrem em períodos conhecidos do ano, como grande exemplo, a vacina contra a gripe, que deve ser tomada no outono, por que a circulação da doença, ocorre no frio, ou seja, no inverno, outras doenças que tem vacinas, e não são apenas para proteger as crianças, neste período, sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral), varicela, meningite meningocócica, doença pneumocócica, que pode ser invasiva ou não, não esquecendo da COVID 19, coqueluche ou tosse cumprida, e outras cuja transmissão também são por via aérea.

 

Vamos mostrar outras doenças que podem ser transmitidas em outras épocas do ano, e por outras via, tais como a via hídrica (hepatite A, febre tifoide, cólera), via fluidos corporais (hepatite B, raiva), via transmissão direta (tétano)  e outras doenças que podem ser transmitidos a pessoas, e podem ser utilizadas vacinas para proteção.

Por que estou citando as vacinas e proteção de pessoas com ênfase à faixa etária, porque existe um calendário para proteger as pessoas que podem se contaminar durante o trabalho.

Que calendário é esse?

Trabalhadores da área da saúde – médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, motoristas das ambulâncias, técnicos de raio X, técnicos de laboratórios, técnicos da indústria farmacêutica, e outros.

Trabalhadores que lidam com alimentos e bebidas, seja na indústria, nas cozinhas, no transporte e distribuição, na produção agrícola e pecuária.

Trabalhadores que lidam com dejetos, água contaminadas e lixo, como exemplo, mergulhadores, construção civil, manipuladores do lixo, salva vidas, etc.

Trabalhadores de espaços confinados, escolas, orfanatos, creches, plataformas marítimas, prisões, hospitais, e os próprios escritórios, chão de fábricas, e outros.

Outros trabalhadores como, sexo, viagens, manicures, tatuadores, atletas, motoristas, aviadores, militares.

Acredito que os leitores deste texto, já estão se imaginando, cada um na sua realidade, quais são os riscos que ele pode ter, e que vacinas podem ser tomadas para se proteger, em primeiro lugar o médico do trabalho, pode te orientar muito bem, conhecendo sua função e o ambiente onde vc trabalha.

De forma geral algumas vacinas básicas são comuns a todos os trabalhadores, principalmente lembramos que os trabalhadores são adultos, então, o tétano e a coqueluche, que não conferem proteção eterna, precisam de reforços pelo menos a cada 10 anos, a gripe com revacinações anuais, a vacinação da gestante, independente da profissão é um procedimento no período específico individual.

Outro detalhe importante a lembrar, a imunossenescência, ou seja, o processo natural de envelhecimento do sistema imune, sugere uma atenção maior com a vacinação, ou seja, o processo de vacinar que os idosos (acima dos 60 anos), precisam assim como as crianças, de reforços de certas vacinas, para manter a eficiência da proteção pelas vacinas.

As diversas profissões e formas de trabalho, tem seus detalhes e nosso intuito aqui, é chamar a atenção para que todos estejam preparados para se proteger com vacinas em circunstâncias específicas, por exemplo, motorista trabalha na infraestrutura da sociedade, há necessidade de deslocamentos de pessoas, insumos (roupas, alimentos, eletrônicos, viajantes seja a lazer ou trabalho, serviços).

Analisando situações específicas temos os trabalhadores especiais e aqueles que trabalham em situações especiais, que se caracterizam por necessidades individuais, por exemplo, os cosmonautas que eram raros, hoje não, existe muita gente trabalhando fora da atmosfera, e os que trabalham na atmosfera, e que formam a infraestrutura básica para que aqueles que estão lá fora sigam com naturalidade.

Os militares que podem ficar, muito tempo fora de casa, em períodos mais longos, tem característica própria e também quanto a saúde e dependendo do local onde eles irão, podem necessitar uma atenção especial em imunização.

Até os profissionais e voluntários em ações comunitárias e em catástrofes, que se sujeitam a trabalhos insalubres, e risco elevado de transmissão a doenças infecciosas.

Resumindo, o indivíduo, a vacina, o ambiente, o local, o período, todas estas variáveis, formam um conjunto, que devem ser analisados para obter uma ação eficaz de proteção em imunização.

 

Agende já sua vacinação conosco e proteja-se!
Immunitas Vacinas - Vacina é para todos! ????
????Rua Oliveira Marques, 2370, Centro - Dourados/MS
???? (67) 3421-0091
???? (67) 98411-0091