Blog
Informações e curiosidades do mundo da saúdeComposição vacina da gripe 2025
22 de Outubro de 2024
A Immunitas vacinas continuará como todos os anos utilizando vacina contra a gripe (influenza) tetraviral, e também a vacina tetraviral de alta dose (Efluelda) indicada para indivíduos imunocomprometidos e idosos (acima 60 anos), esta conduta segue o princípio básico de proteção individual, conforme os estudos científicos mais atualizados.
A Anvisa aprovou, nesta quarta-feira (16/10), a composição das vacinas contra influenza (gripe) que serão utilizadas no Brasil em 2025.
A mudança da composição de cepas (tipos de vírus) das vacinas contra influenza é fundamental para a eficácia do imunizante, já que o vírus se adapta e sofre mutações. A Organização Mundial da Saúde (OMS) analisa regularmente todos os subtipos do vírus da gripe que circulam com maior frequência, para melhorar a eficácia da imunização.
Em conformidade com as recomendações da OMS, todos os anos a Anvisa publica a composição das vacinas contra influenza que serão utilizadas no ano seguinte. A Agência faz essa atualização anualmente para alinhar a composição das vacinas com as recomendações da OMS para o hemisfério Sul.
Isso porque o vírus influenza, causador da gripe comum, tem uma alta capacidade de mutação – o que leva à constante variação das cepas em circulação. Como consequência, é necessário atualizar as vacinas disponíveis, para não correr o risco da perda de sua eficácia.
Composição
Nas vacinas trivalentes, três tipos de cepas de vírus em combinação, sendo:
a) um vírus similar ao vírus influenza A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09;
b) um vírus similar ao vírus influenza A/Croatia/10136RV/2023 (H3N2); e
c) um vírus similar ao vírus influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria).
Nas vacinas quadrivalentes contendo dois tipos de cepas do vírus influenza B, o vírus adicional deve ser similar ao B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata), adicionalmente aos três tipos de cepas especificadas no inciso I do art. 2º da instrução normativa aprovada.
As instituições interessadas em maiores informações sobre a logística e condições (empresas, associações, condomínios, escolas, e outros), podem entrar em contato para iniciar a conversa para o próximo ano, pois ainda não há preço definido pelos fabricantes, mas é interessante o contato para formalizar o interesse nesta forma de proteção dos colaboradores, famílias e outros grupos.
(67) 34210091 ou (67) 984110091 pelo whatsapp
e-mail [email protected]