Dados atualizados da gripe, para demonstrar a importância da vacina

26 de Março de 2024

Em 2023, foram observados 65,6% dos óbitos por influenza e 54,9% das hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, em idosos, segundo dados do Ministério da Saúde. Os adultos têm 8 vezes maior risco de sofrer um AVC, 10 vezes maior risco de ataque cardíaco e até 29% maior risco de contrair pneumonia após a gripe.

A faixa etária, maior que 60 anos, é ainda mais vulnerável, pois as infecções respiratórias, sempre foram uma importante, causa de mortalidade entre eles no país.

A faixa etária, maior que 80 anos, apresenta números ainda mais alarmantes, 26,7% das pessoas hospitalizadas por SRAG causada por Influenza foram a óbito em 2023 por conta das complicações da doença, em comparação a faixa etária de 60 a 69 anos, onde a letalidade chegou a 19%.

Pessoas com comorbidades têm ainda mais complicações em decorrência da SRAG causada por Influenza. A letalidade entre aqueles, foi 2 vezes maior em comparação aos idosos sem comorbidades. A baixa cobertura vacinal contra a gripe no ano passado, que foi de apenas 60,6% entre os grupos prioritários, incluindo os idosos, contribuiu para esse cenário. Vacinas são uma boa estratégia para prevenção nesta população, que apresenta um enfraquecimento natural do sistema imune, fenômeno chamado de imunossenescência. Como resultado desse declínio progressivo do sistema imunológico, o idoso fica mais suscetível a algumas doenças e infecções. Por isso, a imunização para este grupo é imprescindível.

Nós da Immunitas vacinas, assim como no ano passado, temos a vacina EFLUELDA, que contém 4 vezes mais antígeno, em cada dose, das 4 cepas orientadas pela OMS, na composição da vacina. Estudos mostram um aumento de 24% na eficácia desta vacina, que pode ajudar na proteção de colaboradores nas empresas, evitando o absenteísmo, no período sazonal da transmissão das doenças respiratórias.

As pessoas em faixas etárias mais jovens, dos 15 aos 59 anos, podem ter proteção melhor com as vacinas tetravalentes contra a gripe, de dose padrão, mas os idosos acreditamos ter uma necessidade maior na atenção, já que hoje, a população está vivendo mais, e colaboradores acima dos 60 anos, formam um importante grupo, pela experiência profissional adquirida ao longo do tempo, para inclusive, passar esta experiência aos mais novos.