Doenças Transmitidas pelo AR

21 de Junho de 2022

Doenças Transmitidas pelo AR

Existem inúmeras doenças que podem ser transmitidas pelo ar, através de gotículas, aerossóis e superfícies, e isto pode ocorrer principalmente em épocas mais frias, principalmente no inverno, porém no outono e primavera, devemos lembrar que as noites já não são tão quentes.

Um importante fator na transmissão destas doenças, é que nestes períodos, existe uma maior aproximação, o que facilita a passagem dos agentes entre as pessoas, diretamente ou através de superfícies.

Contato (direto ou indireto) Respiratório (gotículas e aerossóis)

Gotículas = meningococo, B. pertussis, difteria, caxumba, rubéola

Aerossóis = tuberculose, sarampo, vírus varicela zooster, coronavirus

Alguns agentes podem utilizar gotículas ou aerossóis (influenza, rotavírus e outros)

Pelas gotículas, se espalham partículas maiores em distancias curtas e por um período curto, portanto para ocorrer a transmissão é necessário  uma proximidade maior.

Pelos aerossóis, se espalham partículas menores, alcançam distancias maiores e permanecem no ar por um período maior, portanto a transmissão não necessita de um contato muito próximo já que os agentes ficam no ambiente por mais tempo, não só no ar mas também nas superfícies.

As precauções básicas servem a todos estes agentes, isolamento, uso máscaras, lavagem das mãos, higienização do ambiente, uso de descartáveis etc.

Podemos prevenir muitas destas doenças através da imunização, para que nosso sistema imunológico aprenda a nos defender contra estes agentes, eliminando-os e também lembrando pelo maior tempo possível, de nos defender em futuros contatos com estes mesmos agentes.

Que doenças são estas?

São as doenças infecciosas, por vários tipos de agentes (vírus, bactérias e fungos)

Doença meningocócica (meningite, sepsis, disseminação do agente)

Doença Pneumocócica (pneumonias, sepsis, meningite, otites, outras)

Difteria, pertussis ou tosse comprida, influenza, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, tuberculose, Haemophilus influenza do tipo B, entre outras.

O importante é saber que para estas doenças existe prevenção através de vacinas, as pessoas podem se defender, ensinando seu sistema imunológico a se livrar destes agentes, e evitar sequelas, hospitalizações e dependendo do caso até a morte.

É importante lembrar que estas vacinas, principalmente nos adolescentes, adultos e idosos, devem ser feitas antes do período sazonal, no caso destas doenças o outono é uma época boa porque no período de inverno, os agentes já estão circulando e vacinar antes, deixa o organismo preparado para um possível contato com o agente evitando ou ainda minimizando os agravos relacionados à doença.

Esta proteção pelas vacinas, podem ser feitas no sistema público e em clínicas privadas, a diferença entre eles, está no foco da proteção, o sistema público se preocupa com a atenção coletiva, ou seja, não permitir que estas doenças se espalhem pela população, causando epidemias, altos custos ao estado, com internações, sequelas, faltas ao trabalho, aumento no consumo de medicamentos e outros.

As clínicas privadas focam a proteção individual, da pessoa e seus contatos próximos, com vacinas mais atualizadas e modernas, que combinam proteção através de menos picadas, doses em frascos individuais que contém menos ou nenhum conservante em suas formulações, adjuvantes mais eficientes com menor desconforto ao paciente. Nestas clínicas algumas diferenças entre os calendários podem acontecer, com o intuito de evitar que a pessoa fique doente, e seja protegida por um período maior, através as vezes de doses de reforço.

Não esqueça de atualizar estas vacinas antes do inverno

GRIPE, Doença meningocócica, Doença pneumocócica, dTpa (difteria, tétano e coqueluche), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

 

Agende já sua vacinação conosco e proteja-se!
Immunitas Vacinas - Vacina é para todos! ????
????Rua Oliveira Marques, 2370, Centro - Dourados/MS
???? (67) 3421-0091
???? (67) 98411-0091