Blog
Informações e curiosidades do mundo da saúdeFaixas etárias e vacinas: Adultos
22 de Maio de 2023
Quais vacinas posso precisar?
Esta é uma pergunta muito frequente nas salas de vacinas.
A prevenção é importante em todas as fases da vida, e as vacinas estão dentro deste conceito. Devemos lembrar que a ciência está sempre se atualizando, e com as vacinas não é diferente, imunobiológicos de 20 anos atrás são diferentes, o objetivo final continua o mesmo, ensinar o sistema imunológico a defender o indivíduo contra agentes específicos de doenças.
Mas novos procedimentos na fabricação foram desenvolvidos para melhorar a produção dos anticorpos, aumentar a proteção e a segurança, além de diminuir as possíveis reações adversas.
Desta forma cabe salientar, que vacinas hoje rotineiras às crianças, não existiam na época, portanto, adultos não se protegeram com estes imunobiológicos, simplesmente porque elas não existiam, mas hoje estão disponíveis e devem ser utilizados para prevenir estas doenças.
Todos os adultos podem e devem utilizar as seguintes vacinas
a partir de 2023 já existe no Brasil, uma vacina mais específica contra a influenza, para pessoas acima de 60 anos que já estão na fase da imunossenescência, e portadores de doenças que podem diminuir a imunidade, por exemplo, diabetes, cardiopatas, asmáticos, HIV +, e outras patologias.
Tétano-difteria-coqueluche(dTap) para todos os adultos, especialmente aqueles que estarão perto de bebês e crianças, e reforço dTap a cada 10 anos e depois dos 50 anos pode ser feito reforço a cada 5 anos, devido á imunossenescência (diminuição natural das defesas do organismo, devido à idade).
Recomenda-se que as mulheres grávidas recebam a vacina dTap durante cada gravidez entre 20 e 36 semanas de gestação. Embora qualquer momento durante essa janela seja aceitável, as autoridades de saúde pública recomendam tomar a vacina o mais cedo possível durante essa janela. As mulheres grávidas que não recebem a vacina durante a gravidez ainda devem receber uma dose antes de receberem alta do hospital.
- Varicela (catapora)para adultos que não tiveram a doença ou imunização anterior, principalmente pela possível recidiva desta doença (Herpes zoster) que pode ocorrer devido a qualquer queda brusca da imunidade, por qualquer motivo, seja por alguma comorbidade, ou por algum tratamento que cause baixa da imunidade (exemplo, quimioterapia, utilização contínua de corticosteróides, e outros que alterem a imunidade)
- Sarampo, caxumba, rubéola (MMR)para adultos com menos de 50 anos que não tiveram as doenças ou imunização anterior
Adultos até 45 anos
- Vacina contra o (HPVnonavalente), administrado em três doses para aqueles que iniciam a série de vacinas com 15 anos de idade ou mais.
Adultos com 50 anos ou mais
- Duas doses de vacina contra herpes zostercom intervalo de dois a seis meses
Adultos com 65 anos ou mais (qq adulto pode se beneficiar desta vacina)
- Vacina pneumocócica conjugada; as doses e versões necessárias dependem de condições pré-existentes e história prévia de vacinação antipneumocócica; verifique com seu médico para determinar suas necessidades específicas.
Outras vacinas que podem ser recomendadas dependendo de seus fatores de risco (por exemplo, idade, estilo de vida ou condições médicas), incluem vacinas contra hepatite B , febre amarela, dengue, hepatite A e meningocócica.
Além disso, existem recomendações para vacinas pneumocócicas nas faixas etárias adultas não mencionadas acima.