Blog
Informações e curiosidades do mundo da saúdeHaemophilus influenzae tipo b (Hib)
14 de Janeiro de 2025
Este agente nem sempre é de conhecimento do público leigo, mas a divulgação pelos profissionais da saúde pode ajudar nesta divulgação.
As doenças causadas por esta bactéria, hoje perderam uma importância maior devido a vacinação, que atualmente é feita praticamente em todo o mundo nas crianças desde o primeiro ano de vida, porém, pacientes adultos podem fazer parte de grupos de risco por exemplo, asplênicos, HIV+, e outros com a imunidade comprometida, seja por alguma doença, ou algum tratamento que inibe o sistema imunológico, exemplo quimioterapia. As pessoas que necessitam desta medicação (tratamento de câncer) irão precisar se vacinar contra esta doença.
O que causa a doença Hib? A doença Hib é causada pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b.
Como a doença Hib se espalha? A doença Hib se espalha de pessoa para pessoa por contato direto ou gotículas respiratórias.
Quais são os sintomas da doença Hib? Os sintomas variam dependendo do sistema corporal afetado, mas podem incluir febre, estado mental reduzido e pescoço rígido (meningite), infecção nas articulações, pele, pneumonia e infecção óssea.
Quão séria é a doença Hib? A doença Hib pode ser muito séria, causando meningite, epiglotite, infecções nas articulações, pele, pneumonia e infecção óssea. Pode levar à morte ou danos neurológicos permanentes.
Como saber se meu filho tem doença Hib? O diagnóstico é feito com testes laboratoriais de fluidos corporais infectados, como sangue ou líquido espinhal.
Existe tratamento para a doença Hib? Sim, com antibióticos. A hospitalização é geralmente necessária.
Quão comum é a doença Hib nos EUA? Antes da vacina, era a principal causa de meningite bacteriana em crianças menores de 5 anos. Com a vacinação, os casos diminuíram drasticamente.
Pode-se contrair a doença Hib mais de uma vez? Sim, especialmente em crianças menores de 24 meses que não desenvolvem níveis protetores de anticorpos.
Quando a vacina Hib ficou disponível? A primeira vacina foi licenciada em 1985, com uma versão melhorada em 1987.
Que tipo de vacina é? É uma vacina conjugada inativada.
Como a vacina é administrada? É dada como injeção no músculo da coxa (em bebês e crianças pequenas) ou no músculo deltoide (em crianças mais velhas).
Quem deve receber a vacina? Todos os bebês devem receber doses da vacina Hib a partir dos 2 meses de idade. Crianças não vacinadas de 15 a 59 meses devem receber uma dose.
A vacina Hib é recomendada para pessoas com mais de 5 anos? Sim, para crianças e adultos com risco aumentado de doença invasiva Hib, como aqueles com asplenia ou infecção por HIV.
Quantas doses são necessárias para a série infantil? Três a quatro doses, dependendo da marca da vacina.
A vacina Hib protege contra todas as formas de meningite? Não, apenas contra a meningite causada por Hib.
Quem recomenda esta vacina? CDC, AAP, AAFP, AAPA e NAPNAP.
Quão segura é a vacina? Reações adversas são incomuns, geralmente limitadas a reações locais no local da injeção e febre leve.
Quão eficaz é a vacina? Mais de 95% dos bebês estarão protegidos após duas ou três doses.
Quem não deve receber a vacina Hib? Pessoas com reações alérgicas graves a doses anteriores ou ingredientes da vacina, crianças menores de seis semanas e pessoas com doenças agudas moderadas ou graves.
A vacina pode causar a doença Hib? Não, a vacina contém apenas parte do micróbio Hib e não pode causar a doença.
Quem deve receber a vacina Hib?
Todos os bebês devem receber doses da vacina Hib como parte da imunização de rotina, começando aos 2 meses de idade. A série de 3 ou 4 doses deve ser completada até os 15 meses de idade. Crianças não vacinadas de 15 a 59 meses devem receber uma dose da vacina Hib. Além disso, crianças e adultos com risco aumentado de doença invasiva Hib, como aqueles com asplenia ou infecção por HIV, também devem ser vacinados.