HPV 9 (Gardasil 9) conheça um pouco mais sobre esta vacina

19 de Fevereiro de 2024

O QUE PREVINE

Infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelos tipos de HPV 6,11,16,18,31,33,45,52e58.

Sorotipos (16,18,31,33,45,52e58), previnem o câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, e do ânus, sorotipos (6 e 11) verrugas genitais (condiloma).

A infecção pelo HPV é muito comum; na ausência de vacinação, a maioria dos indivíduos sexualmente ativos é infectada pelo HPV durante a vida.

A maioria das infecções por HPV desaparece sem sequelas, mas algumas podem progredir para doenças relacionadas ao HPV, incluindo câncer do colo do útero e seus precursores (NIC graus 1, 2 e 3), cânceres de ânus, da vulva, da vagina e do pênis e seus precursores (NIA, NIV e NIVA), e neoplasia intraepitelial peniana (NIP), verrugas genitais e lesões no trato aerodigestivo, incluindo câncer de orofaringe e papilomatose respiratória recorrente.

DO QUE É FEITA

Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença.

É uma vacina recombinante composta pelas proteínas L1 semelhantes aos 9 tipos de HPV 6,11,16,18, 31, 33, 45, 52 e 58, como as proteínas L, não contém o DNA viral, não podem infectar as células, nem se reproduzir. A vacina GARDASIL 9 contém os 4 sorotipos presentes na vacina quadriviral (6, 11, 16, 18) e mais 5 novos sorotipos ( 31, 33, 45, 52 e 58) adsorvidos em adjuvante sulfato de hidroxifosfato de alumínio amorfo (SHAA).

INDICAÇÃO

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) NÃO DISPONIBILIZA a GARDASIL 9, disponibiliza apenas a vacina quadriviral, para meninas e meninos de 9 a 14 anos de idade, em 2 doses.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomendam a vacinação de meninas e mulheres de 9 a 45 anos de idade e meninos e jovens de 9 a 26 anos, com a vacina GARDASIL 9. As pessoas de 9 a 14 anos devem receber 2 doses, com 6 meses de intervalo, acima desta idade são 3 doses 0, 2 meses e 6 meses, após a dose inicial.

CONTRAINDICAÇÃO

Gestantes e pessoas que apresentaram anafilaxia após receber uma dose da vacina quadriviral, ou a algum de seus componentes.

ESQUEMAS DE DOSES

  • A vacinação deve iniciar a partir dos 9 anos de idade, o mais cedo possível.

  • Esquema de 2 doses dos 9 aos 14 anos, e a partir dos 15 anos, 3 doses, a segunda dose dois meses após a primeira, e a terceira seis meses após a primeira.

VIA DE APLICAÇÃO Intramuscular.

CUIDADOS ANTES, DURANTE E APÓS A VACINAÇÃO

  • Antes de se vacinar, a mulher deve ter certeza de que não está grávida. Contudo, se a vacina for aplicada sem que se saiba da gravidez, nenhuma intervenção se faz necessária. Quando a gestação tem início antes de o esquema estar completo, deve-se suspender a vacinação e retomá-la após o parto.

  • Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação.

  • Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora.

  • Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação.

  • Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.

  • Sintomas de eventos adversos graves ou persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.

EFEITOS E EVENTOS ADVERSOS

As reações observadas < 1% das pessoas imunizadas, locais (inchaço, rubor, dor local) até 48 hs após aplicação e sistêmicas (cefaléia, febre e náusea) até 5 dias após aplicação.

ONDE PODE SER ENCONTRADA

  • Nas clínicas privadas de vacinação, para meninos e homens de 9 a 26 anos de idade e para meninas e mulheres de 9 a 45 anos de idade.