Importância das vacinas Combinadas

23 de Janeiro de 2024

Vacinas combinadas são as vacinas que protegem contra mais de uma doença, de uma vez em 1 picada, algumas destas vacinas já existem há muito tempo em nossos calendários.

Por que usar vacinas combinadas? A principal vantagem, com uma picada existe a possibilidade de proteção de uma pessoa contra várias doenças, e até mais de uma pessoa com 1 só picada, exemplo, gestantes, que recebem 1 dose da dTpa, em todas as gestações, neste caso a mãe recebe estímulo para produção de anticorpos contra 3 doenças, estes anticorpos chegam ao bebê, que será protegido, desde o nascimento até quase todo o primeiro ano de vida. Depois esta criança começando seu calendário vacinal, aprenderá a produzir estes anticorpos sozinha, pelo seu sistema imunológico, mas até então os anticorpos fornecidos pela mãe, devem estar protegendo a criança.

Para uma vacina combinada ser licenciada pela ANVISA, para ser comercializada, precisa demonstrar que não haverá diminuição significativa na imunogenicidade e na segurança de cada componente, além da eficácia ser mantida para cada um deles. Outro ponto importante, a comprovação de que o antígeno presente na composição da vacina, não interfira na imunogenicidade de outros antígenos presentes.

Agora cada fabricante possui sua apresentação combinada, a ANVISA analisa os estudos apresentados por eles, e licencia estas vacinas, que devem ser as únicas utilizadas, seu uso foi comprovado em segurança e eficácia. Nenhuma entidade certificadora em nenhum lugar do mundo irá certificar, qualquer outro procedimento, ou seja, misturar diferentes vacinas na mesma seringa.

Outros aspectos vantajosos no uso das vacinas combinadas, otimização das visitas à sala de vacinas, evita diferentes visitas para proteção com vacinas individuais, e isto otimiza o trabalho também dos profissionais da saúde.

 

Vacinas combinadas, presentes nos calendários de hoje nas clínicas privadas;

 

- Vacina hexa valente, aplicada nas crianças aos 2, 4, 6 meses, proteção contra difteria, tétano, coqueluche, pólio, Haemophilus influenza do tipo B e a hepatite B

- Vacina penta valente, entre 12 e 18 meses, proteção contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza do tipo B e a pólio.

- Vacina DTPa + IVP, reforço entre 4 e 6 anos de idade, proteção contra difteria, tétano, coqueluche e pólio

- Vacina dTpa, na adolescência e depois a cada 10 anos (coqueluche e tétano precisam deste reforço a cada 10 anos)

 

Em todas essas 4 vacinas apresentadas acima, o componente contra a coqueluche (pertussis), é acelular, o que diminui bastante possíveis reações adversas.

 

Mulheres grávidas devem se vacinar a cada gestação (a partir da 20a semana), para proteger o bebê ainda no útero e nos primeiros meses de vida. Todos que convivem com bebês também devem estar com a vacinação contra a coqueluche em dia. A vacina coqueluche faz parte de algumas vacinas previstas nos calendários de crianças, adolescentes, gestantes e adultos.

 

Outras vacinas combinadas são a tríplice viral, contra sarampo caxumba e rubéola, a tetraviral, contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

 

Nas clínicas privadas ainda podem ser encontradas, mais vacinas combinadas, tais como hepatite A+B, meningite ACWY.

 

Vacinas combinadas, podem ser aplicadas, desde que, a combinação dos antígenos for indicada. E os outros componentes, não forem contraindicados. E que a formulação seja a original do fabricante, homologada pela ANVISA.