OMS destaca estratégia brasileira para proteção contra o VSR

18 de Junho de 2025

O boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca a estratégia do Brasil, para imunizar gestantes e bebês contra o vírus sincicial respiratório (VRS), responsável por infecções respiratórias graves em crianças. O Ministério da Saúde incorporou duas novas tecnologias: um anticorpo monoclonal e uma vacina recombinante, visando proteger cerca de 2 milhões de crianças vulneráveis. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou essas medidas em fevereiro de 2025, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil associada ao VRS.

O VRS causa anualmente cerca de 100.000 mortes em crianças menores de 5 anos, sendo especialmente letal para bebês com menos de 6 meses. A Dra. Kate O’Brien, da OMS, enfatiza que a imunização pode salvar vidas e diminuir internações. No Brasil, estima-se que a vacina para gestantes previna aproximadamente 28 mil internações anuais. Dados mostram que o VSR é responsável por até 80% dos casos de bronquiolite em crianças menores de dois anos.

A estratégia é resultado do esforço conjunto da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Programa Nacional de Imunizações, reafirmando o compromisso do Ministério da Saúde em reduzir a mortalidade infantil e aliviar a pressão no sistema de saúde durante surtos do VRS. A OMS recomenda a introdução da vacina materna ou do anticorpo monoclonal em todos os países, dependendo das condições locais.

A OMS recomenda a vacinação de mulheres grávidas no terceiro trimestre (a partir da 28ª semana) para garantir a transferência de anticorpos ao bebê. O nirsevimab, um anticorpo monoclonal, deve ser administrado em uma única injeção logo após o nascimento ou antes da alta, oferecendo proteção contra o VRS por pelo menos 5 meses. O maior impacto é em bebês com menos de 6 meses, mas ainda há benefícios até 12 meses. A OMS atualiza regularmente diretrizes sobre vacinas para informar políticas de saúde pública e programas de imunização.

Cris Cirino- Biored Brasil

Fontes: Conitec e Organização Mundial de Saúde (OMS)

Foto: Breno Esaki/SES-DF

Ministério da Saúde e Hesitação Vacinal: O site do Ministério da Saúde lançou uma nova aba dedicada à hesitação vacinal, considerada pela OMS uma das dez principais ameaças à saúde global. A página oferece informações, publicações e vídeos com estratégias para gestores e conteúdo educativo para a população, produzido pela Fiocruz Pantanal. Este material pode ser acessado pelo GOV.BR