Prematuros precisam de um cuidado extra.....

13 de Junho de 2023

 

Por terem nascido antes da hora, os prematuros precisam de um esquema vacinal, um pouco diferente dos bebês que nascem no tempo adequado, é importante tomar doses a mais de algumas vacinas, vamos entender por que isso é necessário.

Todas as crianças precisam seguir o calendário de vacinação. O Ministério da Saúde e associações médicas, como a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), todo ano divulgam um cronograma com as recomendações de vacinas para cada faixa etária. Mas você sabia que os prematuros têm um esquema de imunização próprio, que é diferente ao das crianças nascidas a termo?

 

 

Prematuros tomam as vacinas do primeiro ano de vida indicadas a todos os bebês, mas com algumas particularidades. Eles recebem, por exemplo, uma dose a mais da vacina contra a hepatite B. No caso da BCG, só podem tomá-la depois de atingir 2 kg. E, além disso, obrigatoriamente, os pequenos que chegaram antes da hora devem receber o palivizumabe, anticorpo monoclonal específico contra o VSR, vírus sincicial respiratório.

Prematuros precisam de um cuidado especial, quanto menor a idade gestacional, mais imaturo seu sistema imune, isso pode ocasionar maior vulnerabilidade a processos infecciosos. Anticorpos da mãe, passam pela placenta para o filho nas últimas semanas da gestação. Por esta antecipação no nascer, é necessário proteção e ser imunizados no tempo certo.

Alguns bebês não conseguem fazer a amamentação logo ao nascer, este leite materno, é importante na proteção, neste período.

BCG, ainda na maternidade, em bebês com mais de 2 Kg, senão aguardar atingir o peso.

Hepatite B também na maternidade independente do peso, como no calendário acima (SBIM), 0-2-4-6 meses nos bebês com menos de 2 Kg ou menos que 33 semanas.

Rotavirus iniciar aos 2 meses, ou no máximo com 3 meses e 15 dias, existem 2 vacinas (monovalente em 2 doses) e pentavalente em 3 doses, seguir orientação do médico.

Difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo B, pólio inativada e hepatite B (hexavalente) pode ser feita em uma só picada, com a coqueluche ou pertussis em fração acelular (menos reatogênica) aos 2-4-6 meses.

Pneumocócica conjugada, protege contra Doenças Pneumocócicas Invasivas (pneumonia, meningite, sepses), 2-4-6 meses.

Meningocócicas conjugadas (ACWY) e recombinante (B), 3-5 meses, protege contra Doenças Meningocócicas Invasivas (meningites, meningococcemia).

Influenza a partir dos 6 meses, primo vacinação em 2 doses com 1 mês de intervalo, preferencialmente vacina quadrivalente, com cobertura maior das cepas circulantes na sazonalidade. Nos outros anos 1 dose anual.

Febre Amarela a partir dos 9 meses de vida.

Este basicamente é o esquema vacinal inicial dos bebês que nascem antes do tempo previsto, ao completar 1 anos, reforços de algumas destas (segundo ano de vida) e outras vacinas devem começar a fazer parte da imunização das crianças.

 

Agende já sua vacinação conosco e proteja-se!
Immunitas Vacinas - Vacina é para todos! ????
????Rua Oliveira Marques, 2370, Centro - Dourados/MS
???? (67) 3421-0091
???? (67) 98411-0091