Preocupação com a vacinação dos pacientes oncológicos

05 de Março de 2024

A Comissão de Combate ao Câncer no Brasil, da Câmara dos Deputados promoveu seminário sobre a imunização de pacientes oncológicos no final de outubro de 2023, neste evento vários profissionais, mostraram suas preocupações com as baixas taxas das coberturas vacinais em nosso meio, por motivos diversos, e muitas variáveis foram discutidas, inclusive as fake News, e muitas propostas para solucionar a questão foram apresentadas.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a ACBGBrasil (Assoc. Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço) estima que entre 2023 e 2025 no Brasil devem ser casos da doença com distribuição conforme o quadro abaixo:

ESTIMATIVA (2023 – 2025)

SEXO Total F M

Cavidade Oral 15100 4200 10900

Laringe 22890 7790 1220 6570

Tireoide 39490 16600 14160 2500

Fonte dos dados (INCA)

E conforme os dados sobre os fatores de risco para estes tipos de câncer.

A vacina contra o HPV poderia ajudar bastante para a queda no número de casos, por ser a segundo grupo de risco mais importante, nesta expectativa.

Os dados mostrados pelo SUS no ano de 2022, mostram números também evidentes, sobre a vacina contra o HPV nos números de mortes pela doença.

Aqui algumas ações se encaixam de forma a ampliar as informações ao público, tais como os pais, pelas escolas, se houver uma cobrança da atualização da carteira de vacinas atualizada, no ato da matrícula. E alguns deputados inclusive lembraram de relacionar esta atitude, para receber benefícios, tais como o bolsa família.

Além de outras vacinas que podem ser aplicadas em pessoas, com outras doenças crônicas, que comprometem a eficiência do sistema imune, e que podem ajudá-las a se proteger contra (doença pneumocócica, zooster, COVID e influenza).

Outras vacinas podem proteger os pacientes oncológicos e outros imunossuprimidos, como hepatite A, hepatite B, Haemophilus influenza do tipo B, febre amarela, tétano, meningites, sarampo, caxumba, rubéola, catapora e pólio.

Estes pacientes precisam de um acompanhamento médico presente, para orientar o momento bom para receber as vacinas e os reforços também para um calendário específico mais eficiente a eles.

Abaixo algumas imagens de infográficos de protocolos que podem ser utilizados em pacientes, oncológicos, quanto ao tempo antes, durante e depois do tratamento, modelo que deve ser adaptado a cada paciente, conforme seu médico orientar.

 

RECOMENDADAS

AVALIADAS MÉDICO

INFLUENZA

SCR

Pneumocócicas

(PCV13/PCV15+PPSV23)

Se usar PCV20, não usar PPSV23

Varicela ou Zóster inativada

HiB

Febre Amarela

Hepatite B (dobro) e Hepatite A

Rotavírus

dTpa

CONTRAINDICADAS

VIP

VOP

HPV9

Dengue

Men C/ACWY e Men B

Vacinas Vivas: def.

celular combinada