Sequelas e mortalidade por meningites bacterianas

07 de Junho de 2024

No último mês, mostramos neste blog, quais vacinas estão disponíveis no Brasil para combater as meningites bacterianas (vacinas contra os pneumococos, vacinas contra os meningococos, contra o Haemophilus influenza do tipo B, BCG), agora mostramos as sequelas que esta doença pode causar, além da morte é claro.

Atualmente, no Brasil, temos alguns surtos localizados de meningite, o que acende o sinal de alerta! Apesar do número de casos estar dentro do esperado, a meningite pode trazer complicações muito graves para as crianças atingidas. “Dos casos de meningite bacteriana no Brasil, um em cada quatro vem a óbito, e dos que sobrevivem, cerca de 20% ficam com alguma sequela, como perda de audição, amputações e convulsões. Então é uma doença com um potencial de gravidade enorme, por isso, é muito importante proteger as crianças com a vacinação”.

Aos responsáveis: a meningite é um risco que não vale a pena correr. Coloquem em dia a vacinação das crianças e adolescentes.

Converse com um médico de sua confiança, em nosso site www.immunitas.com.br, vc pode ter algumas informações que podem ajudar a compreender a gravidade das sequelas que esta doença (meningite meningocócica) podem trazer.

Abaixo temos o gráfico sobre os agentes bacterianos que podem matar pela meningite. Notem que apesar no nome os pneumococos quando causam a meningite, matam mais que os meningococos, ao contrário do que muitos pensam. Pense nisso quando tiver dúvidas sobre os estragos que as bactérias podem causar em uma criança. A propósito a única vacina que NÃO contém os 3 sorotipos de pneumococo no mercado brasileiro, 19 A, 6 e 3, é a pneumo 10, utilizada pelo PNI, estas 3 cepas são responsáveis por mais da metade das doenças invasivas em crianças abaixo de um ano. Converse com seu médico a respeito.