Sociedade de Pediatria recomenda nova vacina da dengue para crianças

17 de Outubro de 2023

Entidade ressalta segurança e eficácia do novo imunizante que pode ser aplicado em qualquer pessoa de 4 a 60 anos, em 2 doses com intervalo de 3 meses, além disso a vacina também não exige a necessidade de comprovação, da pessoa a ser vacinada ter tido ou não a dengue.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda a nova vacina QDENGA® contra a dengue, como escolha preferencial para imunizar crianças e adolescentes. Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância desde março, mostra eficácia de 80% nos casos de dengue, e 90% nos casos graves da dengue.

O Antígeno presente na vacina, induz produção de Anticorpos contra os 4 tipos de vírus da dengue, e sua aprovação foi baseada, em estudo com aproximadamente 28 mil crianças e adultos de 13 países, por enquanto a disponibilidade desta vacina é apenas nas clínicas privadas de vacinação, não tendo prazo para utilização no SUS ainda.

2022 no Brasil, foram 1016 mortes pela doença, enquanto 2023, até junho, foram 635 mortes, e mais de 1 milhão e 300 mil casos da dengue, o que representou, um recorde, desde a década de 1980.

Mapa da incidência dos casos de dengue, no mês de agosto por município, mostrando em vermelho as 75 cidades com alto índice, o que levanta o alerta para o combate aos mosquitos transmissores.