Blog
Informações e curiosidades do mundo da saúdeVacinação das Gestantes
16 de Maio de 2022
Quando o casal planeja uma gravidez, algumas coisas precisam estar ajustadas, uma delas é a carteira de vacinas dos pais, principalmente a mãe, aquelas doenças da infância, já devem estar em dia (sarampo, caxumba, rubéola, varicela, febre amarela, hepatite A, hepatite B, HPV, meningites B e ACWY, pneumocócicas).
Pelo SUS, a vacina para mulheres grávidas é essencial para prevenir doenças para si e para o bebê. Veja as vacinas indicadas para gestantes.
Hepatite B - 3 doses (a depender da situação vacinal anterior)
Dupla Adulto (dT) (previne difteria e tétano) – 3 doses (a depender da situação vacinal anterior)
dTpa (Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto) – (previne difteria, tétano e coqueluche) – Uma dose a cada gestação a partir da 20ª semana de gestação ou no puerpério (até 45 dias após o parto).
Influenza – Uma dose (anual)
O calendário sugerido pela SBIM, é um pouco mais completo e didaticamente, facilita o entendimento são 3 vacinas recomendadas (dTpa ou dT, hepatite B e influenza anual) muitas vezes a hepatite B já está completa caso a carteira de vacinas esteja em dia, restando a dTpa, utilizada em toda gestação para aumentar a prevenção da pertussis ou tosse cumprida e tétano neonatal, e a da influenza anual.
Algumas vacinas são recomendadas em situações especiais, hepatite A, hepatite B, pneumocócicas, meningocócicas e febre amarela, com exceção da última que é de vírus vivo, as outras não verificamos risco porque são inativadas, mas seu uso dependerá de risco epidemiológico, para a mãe ou para o feto. Pela região onde vivem ou existência de doenças em pessoas próximas.
As vacinas de vírus vivos (sarampo, caxumba, rubéola, varicela, dengue e febre amarela) a princípio não devem ser usadas, e a vacina contra o HPV, apesar de inativada pode aguardar outro período fora da gestação, e poucos estudos foram feitos nesta situação.
Existe um grupo de gestantes, ou melhor, mulheres em idade fértil e que devem se preparar para a gestação com um pouco mais de atenção com as vacinas, são as professoras, elas convivem com crianças e adolescentes, estas crianças e as próprias professoras podem estar vulneráveis a rubéola e varicela, até algum tempo atrás as vacinas contra estes agentes eram feitas em 1 dose e depois em 2 doses com um tempo um pouco maior entre elas, e muitas famílias podiam se esquecer desta segunda dose. Sendo estas 2 viroses capazes de causar problemas se estiverem presentes no primeiro trimestre da gravidez, será interessante estas professoras serem vacinadas, antes deste convívio com as crianças e adolescentes por precaução, já que são vacinas vivas, e devem ser utilizadas, pelo menos 30 dias antes da concepção.
Resultado de pesquisa com gestantes sobre vacinação, mostrando em quem elas acreditam para aderir melhor ao procedimento, em várias partes do mundo maioria escolheu Prestadores de cuidados de saúde, segundo lugar família e em terceiro lugar internet.