Blog
Informações e curiosidades do mundo da saúdeVacinando os adolescentes
01 de Dezembro de 2022
Falou em Vacina, muita gente já pensa em crianças, principalmente os bebês, porém a imunização também é fundamental para toda a família, e tem uma turminha aí que também precisa ser protegida e nem sempre está ligada, são os adolescentes.
Neste período da vida, os reforços das vacinas, são importantes para prolongar a proteção de certas doenças, como tétano, difteria e coqueluche, que pode ser feita com a vacina dTpa, que é acelular.
Outra oportunidade para eles é, aplicar a vacina contra o HPV, que se não foram feitas ainda, devem fazer parte da proteção desta gente, seja contra o câncer do colo do útero, como para prevenção de outros tipos de câncer, e também de lesões genitais.
Uma conduta básica de proteção é a vacina contra a gripe (influenza), todos os anos deve ser aplicada no outono, aquele período que começa a refrescar, e daí vem as aglomerações, que facilitam a contaminação pelas vias aérea, das doenças deste período, como as doenças causadas pelo pneumococo (pneumonias, meningites, sinusites, otites, etc), pelo meningococo (meningites), e outras.
A vacina contra os meningococos são 2, contra o meningococo B, que se não foram aplicadas na infância, podem ser feitas em 2 doses com intervalo de 2 meses entre elas. E a vacina contra os sorotipos A, C, W, Y, que se não foi feita no primeiro ano de vida, é recomendada 1 dose com reforço a cada 5 anos pelo menos até o fim da adolescência. A importância da adolescência na transmissão desta doença, reside no fato de que esta faixa etária, alberga em sua orofaringe de (10% a 20%) da população, dependendo da região, o agente da doença meningocócica, que a partir deles, alcança outras faixas etárias, como as crianças, os bebês e também os idosos.
Abaixo vemos possíveis sequelas que podem ocorrer após doenças meningocócicas invasivas
-Óbitos em até 10% dos pacientes.
-Amputações em 3% dos adolescentes e cicatrizes na pele em crianças.
-Perda de audição, assim como convulsões também foram observadas.
A vacina conjugada contra os pneumococos, contra 13 sorotipos do agente, pode ser tomada pelos adolescentes em apenas 1 dose e pode até ser feita junto com a vacina da gripe.
Quem não completou os esquemas vacinais na infância, também deve receber doses das vacinas contra Haemophilus influenza (tipo b), Hepatite A, Hepatite B, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela e Febre Amarela.
Se a carteira de vacinas de adolescente, estiver em atraso, faça uma visita à Immunitas Vacinas e garanta toda a proteção necessária.