Blog
Informações e curiosidades do mundo da saúdeVocê conhece o processo de armazenamento das vacinas?
16 de Janeiro de 2023
Procedimento fundamental para garantir a qualidade das vacinas. Junto com uma estrutura elétrica adequada, gerador e vigilância a distância por câmeras e discadora. Formam o padrão ouro em segurança.
O Ministério da Saúde estabeleceu por meio do Manual de Rede de Frio o processo logístico para armazenar de forma segura e eficiente produtos imunobiológicos como as vacinas. É a partir deste manual que são estabelecidas as diretrizes de qualidade das câmaras de resfriamento para vacinas.
As vacinas são termolábeis, ou seja, sensíveis a mudanças de temperatura. E para que não percam seus princípios imunizantes, cada uma deve ser armazenada em uma temperatura ideal de resfriamento, que é determinada pela sua composição.
A maioria das vacinas é armazenada entre +2° e +8° C e todo o processo que envolve o transporte deve ser realizado em caixas térmicas próprias com bobinas
de gelo reciclável. Nas câmeras de vacina, devem haver termômetros que possibilitem o monitoramento da temperatura.
Todos os produtos e equipamentos da Immunitas Vacinas atendem as diretrizes de armazenamento e transporte para garantir a qualidade dos imunizantes.