Vacinas
Vacinar-se é um dos métodos mais valiosos para a prevenção de doenças infecciosas.AREXVY – Vacina contra o VSR
No dia 4 de dezembro de 2023 foi publicada a aprovação pela ANVISA, confirmando AREXVY como a primeira vacina contra o Vírus Sincical Respiratório (VSR) para brasileiros adultos mais velhos.
O VSR é um vírus contagioso comum que afeta os pulmões e as vias respiratórias. Os adultos mais velhos correm alto risco de doença grave devido, em parte, ao declínio da imunidade relacionado à idade, e os idosos com condições subjacentes — como diabetes e doenças cardíacas e pulmonares crônicas correm ainda mais risco. O VSR pode exacerbar condições, incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma e insuficiência cardíaca crônica e pode levar a desfechos graves, como pneumonia, hospitalização e morte. Quanto mais velho o indivíduo, mais perigoso se torna o vírus. Até porque é mais comum que fatores de risco se acumulem a partir dos 70 anos.
Estudos mostraram, eficácia em evitar casos graves da infecção chegou a 94%.
No Brasil, o VSR foi o principal responsável pelo aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) entre crianças de até 4 anos de idade no mês de abril de 2023, segundo o boletim Infogripe da Fiocruz.
Em seu último Boletim do InfoGripe, a Fiocruz informa que o VSR foi responsável por 48,6% dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) com resultado laboratorial positivo, nas últimas 4 semana.
Nesse cenário, uma vacina é mais do que bem-vinda. Agora é torcer para que chegue logo ao braço da população.
Por enquanto os estudos mostraram que pessoas com mais de 60 anos que receberam a vacina, estavam com níveis de Anticorpos circulantes e ativos contra o vírus depois de 2 anos, portanto, por enquanto não há ainda uma definição se há necessidade de reforços, até que novos estudos sejam publicados.