Vacinas
Vacinar-se é um dos métodos mais valiosos para a prevenção de doenças infecciosas.Doenças pneumocócicas
As infecções pneumocócicas são mais comuns nos extremos da vida, em menores de 2 anos e maiores de 65.
O pneumococo é uma bactéria causadora de várias doenças graves, é responsável por quadros de meningite, pneumonias e septicemia, com altas taxas de mortalidade ou de sequelas. Causa também doenças de vias respiratórias altas, como sinusites e otites.
Vacinas disponíveis: Vacina polissacarídica 23 valente (VPP23), Vacina conjugada 15 valente (VPC15) VaxNeuvance e Vacina conjugada 13 valente (VPC13) Prevenar.
1 - Vacina conjugada 15 valente (VPC15) – VaxNeuvance
Esta vacina protege contra 15 sorotipos do pneumococo, que causa doenças em crianças de todo o mundo. Ela protege contra os sorotipos (4,6B,9V,14,18C,19F,23F,1,3,5,6ª,19ª,22F e 33F). Estes sorotipos são frequentemente associados à maioria das doenças invasivas e maior grau de resistência a antibióticos. A vacina tem potencial de cobertura acima de 90% das doenças pneumocócicas invasivas em menores de 5 anos. Utiliza a proteína CRM 197 (toxina da difteria modificada) na conjugação.
2 - Pneumocócica Polissacarídica 23 v (VPP23)
Foi a primeira a ser desenvolvida e protege contra 23 tipos da bactéria. É indicada para todos os indivíduos acima de 65 anos e para indivíduos maiores de dois anos de idade que apresentem alguma doença de base, como doenças cardiovasculares ou pulmonares, diabetes, cirrose hepática, insuficiência renal, pacientes com deficiência de imunidade (HIV positivos, indivíduos em tratamento quimioterápico ou em uso de imunossupressores).
Não é eficiente para menores de dois anos e necessita de reforços a cada cinco anos. Tem raros efeitos adversos, podendo ocorrer dor local, com edema e inchaço e, mais raramente, febre após a aplicação.
VANTAGEM: Amplo espectro
FRAGILIDADE: Antígeno T-independente
3 - Pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) Prevenar
Esta vacina protege contra 13 sorotipos do pneumococo, que causa doenças em crianças em todo o mundo. Ela protege contra os sorotipos (4, 6B, 9V, 14, 18C, 19F, 23F,1,3,5,6A,7F e 19A). Esses sorotipos são frequentemente associados à maioria das doenças invasivas e maior grau de resistência aos antibióticos. A vacina tem potencial de cobertura de 90 % das doenças pneumocócicas invasivas em menores de 5 anos. Utiliza a proteína CRM 197 (toxina da difteria modificada) na conjugação.
Vacinas Conjugadas
VANTAGEM: Antígeno T-dependente
Elimina o estado de portador
IgG de longa duração
Imunogênica a partir de 2 meses
ANVISA amplia prevenção da pneumonia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente a aplicação da vacina pneumocócica conjugada 13 valente em adultos acima de 50 anos para prevenir a pneumonia. A doença é responsável por mais de 900 mil internações por ano e é a quarta causa de morte no Brasil, especialmente entre pessoas com mais de 65 anos.
Esquema de Doses para adultos e idosos:
3 doses no primeiro ano de vida, aos 2, 4 e 6 meses, reforço no segundo ano de vida.
Começando as conjugadas no segundo ano de vida, 2 doses com intervalo de 2 meses (por exemplo, crianças que fizeram a conjugada no SUS no primeiro ano de vida, devem começar o uso das conjugadas no segundo ano de vida, em 2 doses, conforme bula, não haverá boa proteção se fez pneumo 10 no SUS e apenas 1 dose de pneumo conjugada no reforço). Este procedimento é por causa da incidência dos sorotipos 19 A, 6 e 3, Eles não estavam presentes na vacina do SUS, e estes 3 sorotipos, são os de maior incidência nas crianças abaixo de 5 anos e são bactérias mais resistentes aos antibióticos, precisando de no mínimo 2 doses para uma boa eficácia.